terça-feira, 30 de junho de 2009

Estreia do novo Jornal da Record

Este é o nosso centésimo post!

Na noite de segunda-feira, dia 29/06, foi ao ar a estreia do novo Jornal da Record com a apresentação de Celso Freitas e a tão aguardada estreia de Ana Paula Padrão.

As mudanças audiovisuais

Foram muito boas as mudanças visuais da nova redação da Record em São Paulo. Um design "front" e clean, tanto nos nas mesas dos editores, quanto nas extremidades, deu uma ideia de profundidade e de "ligação" entre os jornalistas e a bancada do Jornal. Bancada, em forma de nave, fez lembrar a atual bancada do Jornal da Globo. A redação ficou muito bonita. A vinheta de abertura foi simples. Nada de mais, os traços inferiores lembrou os links ao vivo do Jornal Nacional. A trilha sonora mostrou apenas mais alguns efeitos sonoros na que já exisistia.

O jornal

Em se tratando de linha editorial, nada de diferente. Continuam com o tom mais conservador (em relação ao Jornal Nacional) mas tendo um clima "mais próximo" ao telespectador, que já é uma realidade em praticamente todos os telejornais do Brasil. Para a estreia, foram várias reportagens produzidas, aquelas que não são do dia a dia, factual. Isso era um desejo pessoal de Ana Paula, mas pesou de mais no telejornal todo. Poderiam ter equalisado matérias factuais, como a gripe suína, com reportagens especiais, como a visita de Ana Paula a um centro de reabilitação de infratores em Porto Alegre. Preferiram as reportagens especiais.


Conclusão


A reestreia do Jornal da Record foi muito boa, mas não trouxe nada de muito novo, como a Rede Record anunciava, a inovação ficou apenas com a apresentadora e a redação. O formato do Jornal é o mesmo. Vale ressaltar que teve um erro técnico (o Jornal Nacional também teve um erro nesta noite de segunda-feira). O jornal garantiu a vice-liderança no horário (dados da Grande São Paulo) com média de 12 pontos e pico de 14.


Confira a vinheta de abertura:



E o encerramento do jornal:


Capturas de imagem: Giorgio Rosso Guedin e Dilermando Dias

4 comentários:

Rodrigo disse...

Aquí está um vídeo que encontrei do erro no YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=WC0qxvRrSCk

Também ví o erro do JN, a Fátima Bernardes ia anunciar uma matéria e já começou outra!

No mais, excelente o novo JR, nota 10 pra Record. Ouví falar também que mudaram o Fala Brasil, não sei se alguém pode confirmar.

Rodrigo disse...

E uma coisa que passou despercebida agora há pouco, com este, são 100 posts no blog, parabéns!!! =)

Giorgio Guedin disse...

Hehe, verdade Rodrigo, valeu por lembrar os 100 posts do blog!

O link do erro já estava no texto.
Abraço

Marcelo Filho disse...

Mesmo comentário feito no You Tube.

Não gostei da vinheta,principalmente o final,achei muito 'parado' a entrada da logomarca,prefiro a antiga.A trilha até que melhorou um pouco no meu conceito.Já a redação ficou legal,gostei,me deu a impressão de que ficou maior,e que também abandonou a cor azul predominante na maioria dos telejornais ;P

Também vi o erro no JR.Cheguei a pensar:'Uai? É gravado?',rs.

Giorgo,parabéns pela exclusividade e qualidade dos vídeos ;D