quinta-feira, 2 de abril de 2009

Minha foto na Zero Hora

Dilermando Dias

Ao ler o caderno TV+Show do jornal Zero Hora no último domingo, tive uma agradável surpresa: na reportagem da página central, uma fotografia tirada por mim, que postei em Wikimedia Commons para uso nos artigos da Wikipédia, foi usada para ilustrar uma reportagem sobre a cobertura da RBS TV no jogo Brasil x Peru, ocorrido ontem no estádio Beira-Rio.

A foto que mostra a torre da RBS TV foi tirada por mim a partir do mirante do morro Santa Teresa em 25 de julho de 2007 e pode ser encontrada no site Wikimedia Commons e nos artigos da Wikipédia sobre a RBS TV nas línguas portuguesa e espanhola. Confira aqui a página descritiva da imagem no Wikimedia Commons.

Fico muito satisfeito em saber que de alguma forma fiz parte desta grande cobertura do Grupo RBS ao jogo da seleção brasileira em Porto Alegre. Isso mostra também que esse trabalho que fazemos da Wikipédia realmente vale a pena e que serve como fonte de consulta até para grandes empresas como a RBS. Espero poder continuar contribuindo com esta empresa em outras oportunidades.

Sobre a transmissão da partida de ontem à noite, a RBS TV estreou muito bem sua transmissão do futebol em HDTV. Quase 100% das imagens foram geradas por câmeras HD (apenas as microcâmeras nas goleiras estavam em SD), o que serve de exemplo até para as transmissões digitais de São Paulo, que ainda tem muitas câmeras em SD. O EPG (lista de programas exibida no televisor), que raramente aparece, estava funcionando na noite desta quarta-feira. Espero que com esta experiência, a RBS TV HD melhore cada vez mais suas transmissões.

A organização do jogo também foi ótima. Gostei muito da execução dos hinos pelos gaiteiros Renato Borghetti e Luiz Carlos Borges, que além de tocarem muito bem o Hino Nacional Brasileiro, tocaram também o hino do Peru, que foi entendido e cantado por seus jogadores.

Manutenção: o portal hagah informa que no próximo domingo ocorrerá a Manutenção dos Transmissores da Rede Globo. Porém, no site oficial da rede, a informação é outra: no dia 6 de abril, será exibido na Sessão de Gala, o filme Quase Um Segredo. Após a Sessão de Gala, ainda tem o Corujão, o que descarta totalmente a possibilidade de uma manutenção neste fim de semana. Será que apenas a RBS TV vai sair do ar?

Texto: Dilermando Dias. Imagens: Torre da RBS TV (Dilermando Dias) e reprodução de jornal (ZH)

Um comentário:

Anônimo disse...

Só para auxiliar o trabalho do amigo: todas as câmeras HD e as microcâmeras SD utilizadas na transmissão do jogo da seleção brasileira, na última quarta, eram da Rede Globo, e não da RBSTV - tanto que a equipe de switch também era da Rede Globo, quem dirigiu as imagens do jogo era o Wilson Fernandes, o mesmo que dirigiu o Globo Esporte. E esta não foi a primeira transmissão esportiva em HD: Grêmio x Palmeiras, no campeonato brasileiro do ano passado, foi o primeiro jogo em HD da RBSTV. Um abraço e bom trabalho!