sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Jornalismo é desativado em emissoras no RS e em SC

Três emissoras, uma em Santa Catarina e outras duas no Rio Grande do Sul, estão sem jornalismo ou programação jornalística local no começo do mês de agosto. Uma passa por uma restruração temporária e nas outras duas ocorre a desativação total do departamento, acarretando a demissão de profissionais. 

Em Santa Catarina, a Record News SC está sem programação local temporariamente. “Balanço Geral News” e o “Jornal do Continente”, saíram do ar na última terça-feira (04). No ar apenas estão as produções terceirizadas, o espaço da Igreja Universal, além da programação nacional da emissora jornalística de Edir Macedo. 

O diretor de conteúdo do Grupo ND, Luiz Meneghim, afirmou ao Portal Making Of que o canal "passa por uma reestruturação em função da boa performance da emissora em nível nacional. É um movimento positivo que estamos fazendo para reorganizar a programação. O Grupo ND vai investir na Record News e em breve teremos novidades". A Record News SC completou 50 anos em maio deste ano

No Rio Grande do Sul, a Rede Pampa desativou o jornalismo de todas as emissoras do interior do grupo: Carazinho (Passo Fundo), Santa Maria e Pelotas. O motivo, conforme a empresa, é redirecionar os investimentos para a implantação do sinal digital terrestre nas cidades menores. 

As recentes medidas atingem Carazinho e Santa Maria, ocasionando a demissão de cerca de 15 profissionais, segundo o coletiva.net. Entre eles, está o experiente jornalista Álvaro Damini, com mais de 17 anos de casa. 

Ambas as praças já não contavam com jornal local desde o ano passado, funcionando, até então, como sucursais. Pelotas, por sua vez, não tinha jornalismo local desde 2013, mas permaneceu por mais alguns anos como sucursal. 

Por serem emissoras geradoras, a estrutura mínima continua – até porque elas são obrigadas a passar a propaganda política das eleições municipais a partir do dia 26 de setembro. É uma triste notícia para uma emissora que recém completou 40 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Evite comentar assunto que não tem relação com o post.
Qualquer pessoa física, incluindo em modo de anonimato, poderá discutir e comentar assuntos aqui tratados no Blog. SulBRTV se reserva no direito de excluir/revisar quaisquer tipo de comentários que não se encaixam nas normas de boa conduta ou que sejam propagandas, spams, etc. SulBRTV também não se responsabiliza por erros ortográficos nos comentários e pela veracidade dos mesmos. Outras informações em "Termos de Utilização".