segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

SC: RICTV muda de nome e agora se chama NDTV

Atualizada em 03/12, às 08h35 - A afiliada da RecordTV em Santa Catarina tem novo nome: "RICTV" da lugar à "NDTV - Noite e Dia com Você". O anúncio foi realizado na noite desta segunda-feira (02) em um evento na capital catarinense. O Grupo RIC passa a se chamar “Grupo ND”.

Apesar de ser controlado pelo mesmo grupo no Paraná, a mudança acontece apenas em Santa Catarina. Segundo o Portal ND Online, todas as novidades do Grupo ND foram apresentadas na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) para cerca de 300 convidados, entre autoridades, lideranças empresariais e políticas, agências de propaganda e clientes. O jornalista Eduardo Ribeiro, da Rede Record, e a atriz Beth Goulart conduziram a apresentação.

A notícia informa ainda que os dois estados atuarão de forma independente em cada estado. Em Santa Catarina, a nova identidade permitirá unificar as plataformas já existentes sob o mesmo nome: televisão NDTV, jornal impresso ND e portal de notícias ND+. Estão previstas também inovações na programação e novos conteúdos para o próximo ano. Entre as novidades está a redação totalmente integrada do Grupo ND que reunirá profissionais de todas as plataformas – televisão, jornal impresso, revistas e portal de internet – num mesmo espaço físico, todos trabalhando lado a lado. 

No Paraná, o Grupo RIC continuará atuante no mercado paranaense em todas as suas plataformas: RICTV Record, revista TopView, portal RIC Mais, Instituto RIC de Atitude Social, Dance Paradise e rádios Jovem Pan. A empresa sofrerá mudanças na sua estrutura organizacional e investirá em novos produtos ao longo de 2020. Hoje a RIC Paraná e o Grupo ND empregam cerca de 1.000 profissionais. 

SC, um estado de siglas 

Como bem observaram alguns internautas, após o anúncio da mudança de nome, Santa Catarina é um estado onde as maiores emissoras de televisão se nomeiam por siglas: NSC TV, SCC SBT, TVBV e, agora, NDTV. Segundo as normas da língua portuguesa a RIC TV era um acrônimo, pois se permitia uma leitura silábica (“riqui”).

3 comentários:

Gustavo Alves disse...

Viram que a RBS vendeu e se mandou pro RS, não duvido que os Petrellis façam o mesmo em breve, mas no Paraná... desde a mudança em 2008, de "Rede SC SBT" pra RIC, olharam muito mais pra Santa Catarina que pro Paraná (ademais, a família Petrelli mesmo sendo do Paraná, tendo rádio e outros negócios, começou com TV em Santa Catarina, na aquisição em 1978 da TV Coligadas, à época afiliada Globo, pegaram "norrau" e fizeram em 87 a TV Independência)... mas boa sorte a ND, sucesso...

Unknown disse...

Que logo horrível, na tv está mais feio ainda. Parece algo q veríamos nos anos 90.

Gustavo Alves disse...

...fazendo um disclaimer do último comment, percebi em notícias e wikipédia que já desde um tempo os Petrellis dividiram-se em dois, igual fizeram os Maioranas no Pará (Grupo Liberal antiga ORM e Grupo "ROMA")... o patriarca, Mário Petrelli, focou na RIC paranaense, enquanto Marcelo Petrelli focou na RIC catarinense, ficaram duas coisas distintas, até então intrínsecas, hoje extrínsecas, com a mudança pra Grupo ND...
Com isso, tanto RIC quanto RBS, ao se desfazerem dos negócios no estado do meio (RIC separando, RBS vendendo pra NSC), fizeram de Santa Catarina um "laboratório de grupos de mídia novos", algo experimental para o futuro do mercado de afiliadas, e que pode alastrar-se a outros grupos biestaduais ou multiestaduais, como a homogênea Rede Amazônica e a heterogênea Diários Associados...