quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Morre o jornalista Sérgio Reis, pioneiro da televisão gaúcha

Faleceu nesta quarta-feira (5), em Porto Alegre, o jornalista e professor Sérgio Luiz Puggina Reis, vítima de insuficiência renal.  De acordo com sua filha e também jornalista Christine Bahia, Sérgio estava internado havia uma semana e meia.

Após anos de experiência na Rádio Farroupilha, Sérgio Reis foi convidado para fazer um curso na TV Tupi do Rio de Janeiro, com o objetivo de se tornar diretor da primeira emissora de televisão do Rio Grande do Sul, a TV Piratini, canal 5. Foi pioneiro nas primeiras imagens da televisão gaúcha. Também marcou presença como diretor na primeira transmissão de TV em cores, na Festa da Uva de Caxias do Sul, em 19 de fevereiro de 1972. Passou pelas emissoras TV Piratini (atual SBT), TV Gaúcha (atual RBS TV), TV Difusora (atual Band RS), TV Guaíba (atual Record TV RS), Rede Vida, onde conduzia o programa "Tribuna Independente" diretamente da sucursal da emissora em Porto Alegre, e TV Rio (atual Record TV RJ). 

Atualmente, o jornalista estava lecionando disciplinas de Rádio e Televisão, na UNIVATES (Universidade do Vale do Taquari). Sérgio deixa esposa, seis filhos, sete netos e um legado histórico no desenvolvimento e pioneirismo da televisão gaúcha e nacional. O jornalista tinha 80 anos.

Foto: Jornal O Sul / Divulgação.

terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Regiões central do RS e nordeste de SC iniciam desligamento analógico nesta quarta

A partir desta quarta-feira (5), começa a etapa de desligamento do sinal analógico nas cidades catarinenses de Joinville, Jaraguá do Sul, Blumenau, Araquari, Balneário Barra do Sul, Gaspar, Guaramirim, Indaial, Luiz Alves, Massaranduba, Pomerode, São Francisco do Sul e Schroeder e nas cidades gaúchas de Santa Maria, Dilermando de Aguiar, Formigueiro, Itaara, Santa Maria, São Martinho da Serra. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), na última reunião do Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV  (Gired), ocorrida nesta terça-feira (04), as emissoras ganharam mais um prazo: desligar definitivamente até dia 17 deste mês, pois o percentual de televisores com TV digital não chegou a 90% nas cidades acima, número mínimo estipulado para que o desligamento ocorra.

Isso significa também que os munícipes dos lugares onde ocorrerá o desligamento do sinal terão até o dia 17 de dezembro para se adaptar à nova faixa de transmissão da televisão brasileira. Caso contrário, a partir de então, a recepção se dará somente de aparelhos conversores e televisores integrados com a tecnologia DTV. De acordo com informações do projeto Seja Digital, instituição não governamental sem fins lucrativos, que auxilia a população na migração para o sistema digital, as 13 cidades catarinenses contam com 1.402.981 habitantes e destes, 251 mil ainda não migraram para o digital. Nestas cidades há mais de 61 mil pessoas que têm direito a adquirir o kit gratuitamente, mas, segundo o Seja Digital, apenas 29.578, retiraram o kit (conversor + antena).

Mesmo com o prazo estendido, cabe exclusivamente às emissoras definirem quando desligarão o sinal nas cidades citadas acima, podendo iniciar amanhã e concluindo até o dia 17 de dezembro.

Após o desligamento, uma mensagem do Ministério das Comunicações será exibida durante um mês nos canais analógicos. Dúvidas sobre o sinal digital podem ser esclarecidas pelo telefone 147 (ligação gratuita). SulBRTV também tem um pequeno glossário com as principais informações para sintonizar os canais.

Próximas regiões com desligamento do sinal analógico

Oficialmente, a Anatel ainda não tem um cronograma definido com as próximas regiões onde o sinal analógico será desligado, a partir de 2019. Mas a expectativa é que esteja completamente desligado, em todo o país, até 2023.

terça-feira, 27 de novembro de 2018

Apagão analógico ocorre nesta quarta em regiões do RS e PR

As regiões sul do estado do Rio Grande do Sul e norte do Paraná terão os sinais analógicos de seus canais de TV aberta desativados na noite desta quarta-feira (28).

Após o desligamento, uma mensagem do Ministério das Comunicações será exibida durante um mês nos canais analógicos. Dúvidas sobre o sinal digital podem ser esclarecidas pelo telefone 147 (ligação gratuita). SulBRTV também tem um pequeno glossário com as principais informações para sintonizar os canais. 

Cidades que desligam o sinal nesta quarta (28) 

Por meio de pesquisa realizada nas regiões onde ocorrerá o apagão, 93% da população que ficará sem TV analógica no Rio Grande do Sul já possui os equipamentos necessários para sintonizar a TV digital. Nas cidades atingidas do Paraná, este número foi de 92%.

  • Rio Grande do Sul: Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Morro Redondo, Pedro Osório, Pelotas, Rio Grande, São José do Norte, São Lourenço do Sul e Turuçu.
  • Paraná: Alto Paraíso, Alto Piquiri, Amaporã, Ângulo, Apucarana, Arapongas, Araruna, Assaí, Assis Chateaubriand, Astorga, Atalaia, Bela Vista do Paraíso, Bom Sucesso, Braganei, Brasilândia do Sul, Cafezal do Sul, Califórnia, Cambé, Cambira, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Corbélia, Cornélio Procópio, Corumbataí do Sul, Cruzeiro do Oeste, Cruzeiro do Sul, Diamante D'Oeste, Douradina, Doutor Camargo, Engenheiro Beltrão, Entre Rios do Oeste, Fenix, Floraí, Floresta, Florestópolis, Flórida, Foz do Iguaçu, Francisco Alves, Guairaçá, Guaporema, Ibema, Ibiporã, Iguaraçu, Indianópolis, Iporã, Iracema do Oeste, Itaipulândia, Itambé, Ivaté, Ivatuba, Jandaia do Sul, Japurá, Jataizinho, Jesuítas, Jussara, Leópolis, Londrina, Luiziana, Mandaguaçu, Mandaguari, Maria Helena, Marialva, Marilãndia do Sul, Mariluz, Maringá, Maripá, Marumbi, Matelândia, Mauá da Serra, Medianeira, Mercedes, Mirador, Missal, Moreira Sales, Munhoz de Melo, Nova Aliança do Ivaí, Nova América da Colina, Nova Aurora, Nova Esperança, Nova Olímpia, Nova Santa Bárbara, Nova Santa Rosa, Novo Itacolomi, Ourizona, Ouro Verde do Oeste, Paiçandu, Paranavaí, Pato Bragado, Peabiru, Perobal, Pérola, Pitangueiras, Planaltina do Paraná, Prado Ferreira, Presidente Castelo Branco, Quatro Pontes, Ramilândia, Rancho Alegre, Rolândia, Rondon, Sabéudia, Santa Cecília do Pavão, Santa Tereza do Oeste, Santa Terezinha de Itaipu, São Jerônimo da Serra, São Jorge do Ivaí, São José das Palmeiras, São Manoel do Parané, São Miguel do Iguaçu, São Pedro do Iguaçu, São Sebastião da Amoreira, São Tomé, Sarandi, Serranépolis do Iguaçu, Sertaneja, Sertanépolis, Tamboara, Tapejara, Terra Rica, Toledo, Tuneiras do Oeste, Tupãssi, Umuarama, Uniflor, Uraé, Vera Cruz do Oeste e Xambrê.
Próxima etapa está prevista para 5 de dezembro 

Em Santa Catarina, as regiões de Blumenau, Jaraguá do Sul e Joinville devem ser as próximas a ter o sinal analógico desligado, em 5 de dezembro. No Rio Grande do Sul, as cidades da região de Santa Maria também têm desligamento previsto para a mesma data.

  • RS - Santa Maria: Dilermando de Aguiar, Formigueiro, Itaara, Santa Maria, São Martinho da Serra, São Pedro do Sul, São Sepé, Silveira Martins e Quevedos.
  • SC - BlumenauBlumenau, Gaspar, Indaial, Luiz Alves e Pomerode.
  • SC - Jaraguá do Sul: Guaramirim, Jaraguá do Sul, Massaranduba, Schroeder.
  • SC - Joinville: Araquari, Balneário Barra do Sul, Joinville, São Francisco do Sul.
Segundo a Anatel, a expectativa é de que o sinal analógico esteja completamente desligado do país, até 2023.

segunda-feira, 26 de novembro de 2018

TV Catarina retoma Band Cidade e traz nova apresentadora ao Meio-Dia Catarina

Um anúncio surpresa marcou, nesta segunda-feira (26), a programação da TV Catarina, afiliada da Band no estado catarinense. A emissora anunciou como nova apresentadora do Meio-Dia Catarina, a jornalista Karem Fabiani, que já teve passagens pela extinta RBS TV SC e RICTV Record. A sua estreia acontece nesta terça-feira (27). O jornal é exibido de segunda a sexta-feira, a partir das 12h30min.

Outra novidade do dia foi o retorno do telejornal Band Cidade, que estava há oito meses fora do ar, devido aos problemas financeiros que a emissora tem enfrentado. Gregório Silveira retornou ao posto de âncora e o jornal já está novamente na ativa.

Não foi informado à imprensa ainda, o que realmente deve ter motivado o retorno das atrações.

quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Estúdio panorâmico da RPC Curitiba estreia dia 26

Previsto inicialmente para o mês de outubro, o estúdio de vidro panorâmico da RPC Curitiba vai ser inaugurado na próxima segunda-feira (26). "Bom dia Paraná", "Meio Dia Paraná", "Boa Noite Paraná", além do "Bom Dia Sábado" serão apresentados de lá, seguindo o padrão dos jornais locais da Globo em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Problemas de infraestrutura atrasaram a conclusão das obras, que iniciaram no primeiro semestre deste ano. Desde esta quarta-feira (21), já roda na programação da emissora afiliada da TV Globo no Paraná, um comercial, em formato de teaser, anunciando a novidade.