quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Globo altera programação da RBS TV e RPC para transmitir a Copa do Brasil

Tradicional por manter sua programação fixada e alterada apenas em casos emergenciais, a Globo decidiu ceder o espaço de suas novelas para a transmissão de jogos da Copa do Brasil, que irão ocorrer no dia 4 de setembro. O porém desta história é que as mudanças apenas afetarão os estados do Rio Grande do Sul e Paraná.

No dia 4, quem for ligar a televisão na RBS TV ou RPC terá o jogo Atlhetico-PR x Grêmio, que ocorrerá por volta das 19h e, em seguida, o Jornal Nacional às 21h, passando a bola então, para o jogo Inter x Cruzeiro que se iniciará às 21h30min.

Os noticiários RBS Notícias (Rio Grande do Sul) e Boa Noite Paraná (RPC TV) não serão exibidos, assim como as novelas Bom Sucesso e A Dona do Pedaço.

Atualidades Pampa recebe novo cenário e será exibido também aos sábados

Além das novidades lançadas pela RBS TV nesta semana, outra emissora que também trouxe mudanças foi a TV Pampa. A emissora da Rua Orfanatrófio decidiu renovar o cenário do Atualidades Pampa, programa que é exibido diariamente, no horário das 19h15min, comandado por Magda Beatriz.

Segundo o portal Coletiva.net, o novo cenário do programa foi planejado e montado durante seis meses, envolvendo 30 profissionais de diversas empresas. A responsável pelo projeto foi Renata Hoff, expert em criação de ambientes que, em entrevista ao portal, afirmou que o objetivo principal da mudança foi ampliar o cenário e modernizar a identidade visual da atração, criando um novo logotipo, novas vinhetas e tarjas. Também, Renata afirmou que era preciso formar um ambiente que “pudesse comportar 10 comunicadores, de forma confortável”.

O programa está há cinco anos no ar pela TV Pampa e, além de Magda Beatriz, conta com Karla Krieger, Ana Aguiar, Roberta Coltro, Gustavo Victorino, Marne Barcelos, Xicão Tofani, Airton Ruschel e Filipe Kunrath.

Agora também aos sábados

Além do novo cenário e das novas comodidades do programa, o Atualidades Pampa passa, também, a ser exibido aos sábados, às 19h30min, também acrescentando o fortalecimento do público por meio da interatividade, através da participação em redes sociais e plataformas digitais.

Foto: Divulgação / TV Pampa.

sexta-feira, 9 de agosto de 2019

SC: JA volta a ter mais espaço local em três regiões

Depois de um pouco mais de dois anos, o “Jornal do Almoço”, da NSC TV, volta a ser 100% local nas regiões de Blumenau, Joinville e Chapecó. As novidades começam no próximo dia 19 de agosto, mas já estão sendo divulgadas na programação e redes sociais. Por outro lado, Criciúma perde um bloco, também a partir do dia 19. 

Segundo fontes ouvidas por SulBRTV, a medida, em relação à ampliação, tem como objetivo frear o crescimento da RICTV Record, com o “Balanço Geral” nestas praças, que contam com o BG 100% local. Entre outubro e novembro deste ano está prevista uma nova rodada da pesquisa Ibope. Ao contrário de Florianópolis, as aferições de audiência no interior do estado são realizadas, geralmente, uma vez por semestre. O sinal amarelo foi ligado após a última rodada, no semestre anterior

A estratégia é uma reviravolta na história recente do Jornal do Almoço catarinense. Em março de 2017, ainda com a marca RBS, o JA voltou a ser divido em partes regionais e estaduais: com dois blocos locais e dois produzidos em Florianópolis para todo o estado. Em agosto daquele ano, Blumenau, Joinville e Chapecó recuperaram parte do “prejuízo” com mais um bloco local, modelo que segue até hoje.

Criciúma diminui espaço

Sem forte concorrência na região, ao contrário das outras praças, a NSC TV Criciúma perde um bloco no JA. Agora terá apenas um – maior  e com cerca de 15 minutos de duração – e três estaduais (anteriormente a soma dos dois blocos locais tinha cerca de 20 minutos). A NSC TV Centro-Oeste não possui programação local desde maio de 2016. Em Florianópolis, o JA tem 15 minutos a mais de duração, desde junho deste ano

Como vai ficar cada JA 

Florianópolis: todo local - 11h45 às 13h 
Joinville: todo local (a partir de 19/08) – 12h às 13h 
Blumenau: todo local (a partir de 19/08) – 12h às 13h 
Chapecó: todo local (a partir de 19/08) – 12h às 13h 
Criciúma: um bloco local e três blocos de Florianópolis (a partir de 19/08)  – 12h às 13h 
Centro-Oeste: assiste ao JA de Florianópolis - 11h45 às 13h

sexta-feira, 2 de agosto de 2019

NSC TV: Fabian Londero “fura” Globo e antecipa data de sua participação no JN

Há um clima de ansiedade nos bastidores das afiliadas da TV Globo. Tudo isso porque, a partir do dia 31 deste mês, começará a série de homenagens aos 50 anos do "Jornal Nacional". Desta vez, os responsáveis pelas homenagens serão jornalistas e apresentadores das afiliadas globais espalhadas pelo país. Todo o sul estará representado, como o Blog publicou semana passada.

Mas a ansiedade maior foi a de Fabian Londero. Por meio de suas redes sociais, o apresentador do "NSC Notícias", “passou à frente” da TV Globo e soltou a informação sobre o dia em que irá apresentar a edição especial do Jornal Nacional, inclusive quem seria sua colega de bancada. 

Segundo postagem do próprio, ele vai dividir a bancada com Priscilla Castro, apresentadora do JLTV, jornalístico da TV Liberal, afiliada da TV Globo no estado do Pará. A edição, segundo Londero, será exibida dia 12 de outubro. 

Procurada pelo UOL, a Globo negou quaisquer informações acerca das formações e das datas de apresentação das duplas escolhidas. 

“Data definida amigos: Dia 12/10 estarei ao lado da @priscillascastro do Pará na bancada do principal telejornal do País!”, postou o jornalista em suas redes sociais, juntamente com uma montagem dele e a colega de bancada, que participará das edições especiais, de 50 anos do Jornal Nacional. Veja a postagem.

Foto: NSC TV / Divulgação

RBS TV: "Jornal do Almoço" sofre reformulação

Com o propósito inicial, lançado pelo seu novo slogan “Bem pra ti”, a RBS TV, nesta semana, passou a divulgar os novos projetos que formarão uma nova fase no telejornalismo, por meio da campanha. A primeira mudança anunciada pela afiliada gaúcha da TV Globo, começa no tradicional Jornal do Almoço, exibido de segunda a sábado, às 11h45min. O novo momento, porém, também ocasionou demissão de funcionários, alguns com muitos anos de experiência.

De acordo com o Grupo RBS, o “novo” Jornal do Almoço, contará com um investimento de R$ 60 milhões para cenários e novos equipamentos, com o propósito de fortalecer e aproximar a conexão da emissora com os gaúchos. Dentro deste investimento está a transmissão da programação local em alta definição em todas as emissoras da afiliada da Rede Globo no estado gaúcho. Atualmente, apenas Porto Alegre e Caxias do Sul possuem produção 100% HD.

O interior gaúcho mais próximo 

O novo "Jornal do Almoço" vai contar com repórteres espalhados no interior gaúcho, fortalecendo a participação e prestação de serviços dos locais, onde não há alcance de cobertura da emissora. As cidades contempladas são: Santana do Livramento, Ijuí, Alegrete, cidades que já tiveram sucursais (escritórios) da emissora e que foram desativadas, além de Bento Gonçalves e Novo Hamburgo. Até o dia da reestreia do jornalístico, Bruna Colossi, que apresenta a previsão do tempo no JA, irá percorrer várias cidades gaúchas, em uma caravana, que terá como objetivo a busca de conteúdo hiperlocal, reforçando a conexão do programa com as comunidades. 

SulBRTV apurou, no entanto, que em localidades onde não há emissora não haverá sucursal, como antigamente. A ideia é contar com repórteres "abelhinhas", jargão no jornalismo que designa jornalista que é repórter e câmera ao mesmo tempo.

De acordo com o Portal Coletiva.net, a mudança também beneficiará blocos locais que passarão a contar com mais tempo de duração, passando a ter 20 minutos, com a exceção de Santa Cruz do Sul, que terá apenas 8 minutos.

Cristina Ranzolin dividirá bancada 

Ainda segundo o coletiva.net, em entrevista com Andiara Petterle, vice-presidente de Produto e Operações do Grupo RBS, o novo Jornal do Almoço passará a ter novos apresentadores, que durante o programa, dividirão bancada com a atual âncora do jornalístico, Cristina Ranzolin. Seria uma espécie de retorno ao padrão em que o Jornal do Almoço se consolidou por vários anos, especialistas e profissionais noticiando fatos com debate e opinião, sendo tal formato, extinto em meados dos anos 2000, se adequando aos formatos padrões dos jornalísticos locais da TV Globo. 

A maior diferença do formato já usado na época com o atual, é que seguirá inspiração aos programas da Globo News, que além dos apresentadores presentes, contará com equipamentos tecnológicos, telões interativos com acesso a conteúdos e em rede com repórteres que estarão espalhados em vários pontos do estado, fortalecendo a interação do JA com as comunidades e o interior, dando ênfase ao novo posicionamento de marca do canal.

As novidades poderão ser acompanhadas a partir de 19 de agosto. Até o dia do novo JA, o programa não será transmitido no estúdio.

Mudanças de um lado, reestrutura de outro 

De acordo com informações do portal Making Of, o Grupo RBS demitiu profissionais no mesmo dia que anunciou os investimentos. Entre eles, está a editora do RBS Notícias, Ana Rita Assumpção; o coordenador do núcleo Globo, Anderson Vargas, que estava na empresa havia 19 anos, e o cinegrafista Chico Baze. A repórter cultural Carol Anchieta também foi dispensada e a repórter Dayanne Rodrigues pediu para sair para fazer mestrado em Portugal. SulBRTV também apurou que houve demissões no interior, atingindo repórteres e cinegrafistas. 

Fotos: Grupo RBS / Divulgação - Globo News / Reprodução