terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Regiões central do RS e nordeste de SC iniciam desligamento analógico nesta quarta

A partir desta quarta-feira (5), começa a etapa de desligamento do sinal analógico nas cidades catarinenses de Joinville, Jaraguá do Sul, Blumenau, Araquari, Balneário Barra do Sul, Gaspar, Guaramirim, Indaial, Luiz Alves, Massaranduba, Pomerode, São Francisco do Sul e Schroeder e nas cidades gaúchas de Santa Maria, Dilermando de Aguiar, Formigueiro, Itaara, Santa Maria, São Martinho da Serra. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), na última reunião do Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV  (Gired), ocorrida nesta terça-feira (04), as emissoras ganharam mais um prazo: desligar definitivamente até dia 17 deste mês, pois o percentual de televisores com TV digital não chegou a 90% nas cidades acima, número mínimo estipulado para que o desligamento ocorra.

Isso significa também que os munícipes dos lugares onde ocorrerá o desligamento do sinal terão até o dia 17 de dezembro para se adaptar à nova faixa de transmissão da televisão brasileira. Caso contrário, a partir de então, a recepção se dará somente de aparelhos conversores e televisores integrados com a tecnologia DTV. De acordo com informações do projeto Seja Digital, instituição não governamental sem fins lucrativos, que auxilia a população na migração para o sistema digital, as 13 cidades catarinenses contam com 1.402.981 habitantes e destes, 251 mil ainda não migraram para o digital. Nestas cidades há mais de 61 mil pessoas que têm direito a adquirir o kit gratuitamente, mas, segundo o Seja Digital, apenas 29.578, retiraram o kit (conversor + antena).

Mesmo com o prazo estendido, cabe exclusivamente às emissoras definirem quando desligarão o sinal nas cidades citadas acima, podendo iniciar amanhã e concluindo até o dia 17 de dezembro.

Após o desligamento, uma mensagem do Ministério das Comunicações será exibida durante um mês nos canais analógicos. Dúvidas sobre o sinal digital podem ser esclarecidas pelo telefone 147 (ligação gratuita). SulBRTV também tem um pequeno glossário com as principais informações para sintonizar os canais.

Próximas regiões com desligamento do sinal analógico

Oficialmente, a Anatel ainda não tem um cronograma definido com as próximas regiões onde o sinal analógico será desligado, a partir de 2019. Mas a expectativa é que esteja completamente desligado, em todo o país, até 2023.

Nenhum comentário: