segunda-feira, 9 de maio de 2016

SC: RBS TV cancela bloco local do JA em Joaçaba


(Atualizada em 10/05, às 23h)  Os telespectadores da RBS TV Centro-Oeste, que abrange o meio oeste e planalto serrano de Santa Catarina, estão assistindo, na íntegra, ao Jornal do Almoço produzido em Florianópolis. O anúncio foi feito no início do JA em Florianópolis pelo apresentador Mário Motta na ultima segunda, dia 9, mas os telespectadores da região já assistem à programação da capital desde o último sábado, conforme anunciado no último JA para a região.

Segundo o diretor de jornalismo Eurico Meira informou ao portal Making Of, o motivo da decisão seria permitir uma maior flexibilidade às equipes de reportagem da região, visto que o bloco local da emissora tem a sua produção concentrada principalmente nas cidades de Joaçaba e Lages.

Porém, conforme outra fonte ligada à emissora, a RBS decidiu cancelar os blocos locais do jornalístico em virtude da crise econômica que atinge o país e, consequentemente, a emissora. Por conta disso, quatro funcionários que cuidavam da operação dos jornais foram demitidos. Duas equipes de reportagens em Joaçaba e uma em Lages continuam produzindo matérias e enviando para Florianópolis.

Criada em 2005, com a venda da TV Catarinense, a RBS TV Centro Oeste é a caçula das emissoras em TV aberta do Grupo RBS em Santa Catarina. Iniciou as operações em Joaçaba, depois se transferiu para Lages, com a construção da nova sede, e voltou para Joaçaba no início do ano passado.

No retorno, o JA de Joaçaba tinha três blocos locais.  O único bloco de Florianópolis destinava ao comentário de Cacau Menezes. Desde o carnaval, a participação local diminuiu para dois blocos, o primeiro e o último, como acontece atualmente em Criciúma. No começo do mês passado, com a saída do gerente de jornalismo, Lucas Neves, que decidiu ingressar na vida política, a participação local foi reduzida a um bloco e não houve substituição na gerência local. Chapecó, Blumenau e Joinville continuam com o JA totalmente local. 

Gilmar Fochessato, diretor de jornalismo da RBS TV em Chapecó assume o comando também da RBS TV Centro Oeste.

Colaborou Giorgio Guedin.

2 comentários:

Anônimo disse...

Desde 07/06 Eduardo Cristofoli e Vanessa Nora vindos da RBS Centro Oeste trabalham na RBS TV Blumenau

Anônimo disse...

e como fica também com a relação da transição da venda das emissoras (e operações) do grupo em Santa Catarina.