segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Rede Vida HD no ar em Joaçaba

Está no ar desde esta segunda-feira (09), o primeiro canal digital terrestre e aberto de Joaçaba, no meio-oeste de Santa Catarina. É a Rede Vida, que opera no canal 16 UHF (17.1 virtual) e exibe programação em alta definição.

A emissora ainda não tem a consignação do canal digital na cidade. A RBS TV, unica geradora em funcionamento na cidade, não tem previsão de estreia da tecnologia.

Só em 2013, 23 cidades no interior do sul do Brasil foram contempladas com o sinal digital terrestre da Rede Vida. No plano de expansão, faltam ainda 16. O último município contemplado foi Tubarão, no sul de Santa Catarina.

Nova emissora de TV

Em julho deste ano, o Congresso Nacional aprovou uma nova emissora de TV em Joaçaba. De acordo com o blog do jornalista Éder Luiz, um grupo de empresários comandam a "Rádio Santa Catarina LTDA", nome da nova concessão. 

“Agora passaremos a encaminhar toda a parte burocrática necessária e ainda a encontrar um terreno para a localização da antena”, comentou Vilmar Sartoni, um dos sócios da nova emissora. Não há previsão de estreia da nova emissora, tampouco o início do sistema digital.

8 comentários:

Anônimo disse...

a rbs está com sinal ativo em Joaçaba?

Allan disse...

Pelo visto as emissoras não estão nem aí para esperar autorizações do Ministério das Comunicações (fase 2) para colocar as emissoras e repetidoras digitais no ar. Vão colocando no ar porque as emissoras sabem que a autorização virá de qualquer maneira, já que é do interesse do próprio governo que tudo seja digital. Um bom exemplo disso é a RBS TV Blumenau HD, que já está no ar há um bom tempo em Brusque, Itajaí e Balneário Camboriú, e nem sequer recebeu a fase 2 para essas cidades. E acredito que o canal não sairá mais do ar nessas cidades mesmo sem ter a fase 2, porque a RBS sabe que não precisa ficar esperando isso acontecer para ficar no ar definitivamente. E com toda razão. Afinal não tem sentido ter tudo resolvido na parte técnica para entrar no ar e ficar esperando a boa vontade da burocracia do Ministério das Comunicações.

Anônimo disse...

Sinal Digital da RBSTV Centro-Oeste só em 2014. O Sinal da redevida está pefeito em HD no bairro cruzeiro do sul em joaçaba. muito bom

Anônimo disse...

lembrando que a rbs tv blumenau, dita anteriormente, ficou de MARÇO de 2012 a ABRIL de 2013 (fim do ano de 2012 com sinal desligado) parada "em testes" pois NÃO tinha a fase 2.

lembrando tambem que os respectivos sinais de balneario, itajai e brusque ficaram fora do ar até pouco atras. a medida que as fases 2 foram recebidas, os sinais foram ligados. o ultimo sinal ligado foi balneario, que ainda nao recebeu a fase 2. entrando fase 2 em balneario, o sinal é oficializado ;)

Allan disse...

Nenhuma das 3 cidades (Brusque, Itajaí e Balneário Camboriú) tem fase 2 para a RBS TV, mas estão no ar mesmo assim. Então acho que esse negócio de Fase 2 é papo furado porque nenhuma emissora está respeitando isso. É apenas uma formalidade que vai acontecer de qualquer maneira (e as emissoras sabem disso). Então as emissoras estão entrando no ar no momento em que estão prontas para isso, vide exemplos da Rede Vida em Joaçaba, RBS e agora o SBT em Blumenau. E acredito que mais e mais canais vão entrar em várias cidades sem ter a tão falada Fase 2.

Allan disse...

Enquanto isso a Canção Nova já recebeu a Fase 2 para várias cidades (incluindo Brusque e Balneário Camboriú) mas ainda sequer tem previsão de entrar no ar, pois falta dinheiro para instalar as retransmissoras digitais. Estão fazendo campanhas com os seus seguidores para juntar o dinheiro necessário, mas não sei se vai dar certo. Já li em algum lugar que existe um prazo (não sei qual exatamente) para um canal digital entrar no ar após receber a Fase 2, caso contrário perderá a concessão definitivamente. Ao que parece a TV Canção Nova corre sério risco de ser encerrada, já que no futuro não haverá mais sinal analógico. Ou então ficará restrita apenas dentro dos pacotes de TVs por assinatura.

Anônimo disse...

atualmente só a rede vida em digital que está no ar em Joaçaba!!!! como num outro post a rbs só em 2014, nem chapeco, nem criciúma sequer iniciaram pelo menos testes!!!!!

Giorgio Guedin disse...

Todas as informações sobre TV Digital estão na página exclusiva para isso.

Repetindo os termos, o blog não se responsabiliza por informações, verídicas ou não, nos comentários.