terça-feira, 7 de maio de 2013

Artigo: RBS TV HD SC dá salto na qualidade de imagem

As praças regionais que transmitem sinal digital através da RBS TV em Santa Catarina têm mais uma opção de sintonizar o sinal da RBS TV de Florianópolis. Desde março, há um sinal no satélite StarOne C3. A principal diferença é na qualidade de imagem que o telespectador recebe em casa dos programas produzidos e transmitidos da capital catarinense.

Joinville, desde hoje (06), e Blumenau, desde quando iniciou as transmissões, estão utilizando esse sinal com melhor qualidade, a princípio, no RBS Notícias. A transmissão, porém, é em definição padrão (SD) (mas é um salto e tanto na qualidade de imagem comparada à anterior). Não há, portanto, como transmitir ainda programação em alta definição por este sinal. Ainda. Não se sabe ao certo os motivos de não abrir um sinal já em HD, mas dois deles são evidentes: a RBS TV Florianópolis ainda não produz programação em alta definição. Por isso, não há motivo real de abrir um sinal em HD. E o principal: Manter um sinal HD é muito mais caro que o SD. 

A RBS dá um salto de qualidade de imagem, mas há problemas para resolver: um deles é a decisão do Campeonato Catarinense de Futebol, que mais uma vez será transmitida em alta definição (anunciado, desde o dia 05, no Estúdio Santa Catarina), mas não se sabe, novamente, se a partida entre Criciúma e Chapecoense será exibida neste formato para Joinville e Blumenau, além, claro, de Florianópolis. O jogo entre Chapecoense e Figueirese, no último domingo, foi exibido em HD apenas para a capital. De novo. 

Mas não é só a afiliada da TV Globo que tem este problema de sinal digital para resolver. A RICTV Joinville, que está previsto para abrir o sinal em alta definição ainda este ano, também enfrentará este problema. Isso que a RICTV Florianópolis será 100% em HD a partir da próxima quarta-feira (08). Não vai ser legal receber o sinal analógico da capital catarinense e transmitir desta forma para a região norte do estado, como ainda está sendo feita pela RBS TV Joinville e Blumenau em determinados programas. O SBT SC HD, mesmo apenas repetindo sinal, o procedimento pode ser o mesmo. Televisão Digital é muito complexa. E cara. 

Compartilhe:

11 comentários:

Anônimo disse...

eu comentei em outra noticia do blog que a rbs para contornar até implantar link digital hd para as suas geradoras precisa usar transmissão por satélite até para gerar os jogos se forem em hd para as praças que já operam em digital, este satélite citado é o novo satélite do grupo da Embratel lançou a pouco tempo!!!!!

Anônimo disse...

entao como foi lançado a pouco tempo, logo podemos supor que os equipamentos que a rbs colocou pra upar o sinal é temporario, entao poderemos ter um sinal hd nesse satelite em breve :D

Anônimo disse...

O sistema Digital foi adotado em dezembro em 2007 (se não estou enganado), e em 2016 será desativado o sinal analógico(previsão), estamos em 2013 então é melhor correr e resolver isso logo.

Anônimo disse...

E o velho Oeste Catarinense como fica ?...TV Digital é coisa do litoral somente, pois só em Chapecó e Concórdia, são 280.000 habitantes gerando emprego e renda para todos os catarinenses, porque sempre esta disciminação.

Anônimo disse...

o sinal mesmo analógico do sbt a imagem é show que vem aqui para o oeste, mesmo seguindo varios enlaces de micro-ondas, uhf e vhf, já o som deixa a desejar, tem um ruído monossonico muito chato!!!!!

Anônimo disse...

o sinal analogico das outras emissoras é melhor q o analogico digitalizado "hd" q a rbs usava (e ainda usa) antes desse sinal do satelite
em blumenau pelo menos o unico programa q teve melhora na imagem foi o rbs noticias pq o resto ficou tudo na mesma porcaria

Anônimo disse...

espero mesmo que a RBS TV tenha link em HD disponivel para geradoras. Chega de amadorismos e má qualidade do sinal nos telejornais.
E outra o sinal da RBS SD no C3 esta codificado. Uma pena para nós espectadores.

Anônimo disse...

Aqui em Balneário Camboriú o fato de estarmos no litoral e da grande importância no cenário turístico do sul do país. Não temos RBS HD, SBT HD, RIC HD é só em Blumenau. Por quanto tempo ainda teremos que pagar para assistir a RBS pela TV a cabo que deve ter contrato de exclusividade com a RBS até o ano de 2030. Deve ser bem por isso que o nosso ministro das telecomunicações não dá autorização para os canais abertos em HD aqui para Balneário Camboriú.

Anônimo disse...

Até o site: http://www.rbstvdigital.com.br está bloqueado para o Litoral. Não sei como conseguem bloquear. Deve de estar tudo muito bem amarrado. A TV a cabo e suas influências junto ao ministério das comunicações. Coisas do Brasil democrático.

Anônimo disse...

Libera o site: rbstvdigital.com.br senhor ministro das telecomunicações. Pelo menos isso. Queremos ver o noticiário local em HD pelo menos pelo computador.

Anônimo disse...

Libera o site: www.rbstvdigital.com.br
SENHOR MINISTRO DAS TELECOMUNICAÇÕES