terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Especial: Entrevista com a TV Salt Cover

Quem é fã da televisão aberta brasileira com certeza já assistiu a um vídeo da TV Salt Cover. Uma equipe composta por oito pessoas faz paródias de vinhetas, programas e jornais em um canal de vídeos no YouTube. A qualidade das produções, principalmente na parte gráfica, impressiona.

A Salt Cover começou a ficar famosa no YouTube quando apenas a parte gráfica era satirizada, mas o que era apenas uma brincadeira, anos depois, os vídeos ficaram mais robustos e possuem até dramatização que lembram a antiga série da TV Globo, “TV Pirata”, atualmente exibida no canal Viva.

Criado por Igor C. Barros, um dos responsáveis, também, pelo sucesso da TV Salt Cover é o ilustrador e roteirista Daniel TVDNN, que foi entrevistado por SulBRTV. Confira:


SulBRTV: Quem é fã desde o começo da Salt Cover, sabe que a criação foi do Igor C. Barros. Como foi a aproximação com ele?

Daniel: Eu conheci o Igor através dos próprios vídeos da Salt Cover. Eu tinha algumas ideias que poderiam se encaixar bem com as dele e começamos a conversar pelo YouTube mesmo. Foi então que comecei a fazer os vídeos da conta "TVDNN" do YouTube, como o "TV Cidade Gelada". Naquela época, a Salt Cover era uma espécie de imaginário coletivo, com várias pessoas usando a marca e fazendo seus próprios vídeos, eu era um deles.


S: Quando a Salt Cover começou a ficar famosa, o YouTube, por meio das políticas de direitos autorais, acabou excluindo alguns vídeos que fizeram a Cover ficar fora do ar por algum tempo. O que motivou e como foi a volta?

D: O Igor (criador da Salt Cover) parece que ficou bastante desanimado com esse acontecimento. Somou-se a isso a falta de tempo com o início de um novo trabalho pra ele. Os pedidos de volta da Cover eram muitos e insistentes, inclusive da minha parte. Um dia, em janeiro de 2010, cheguei pro Igor e falei: "eu entendo que você está sem tempo para animar as coisas, vamos dividir as tarefas, assim a gente volta com a Cover". Foram alguns e-mails até o convencimento total.


S: Vocês em 2011 optaram pelos “live-action” (com atores reais, como em telenovelas ), inclusive um deles atingiu mais de 100 mil acessos. Porém tal opção desagradou os primeiros fãs da Cover, que gostavam da parte gráfica. Por que essa opção ? Como você s estão lidando com essa situação dos novos e velhos fãs da Cover? Vocês vão abandonar a parte gráfica?

D: A grande verdade é que a Salt Cover começou com "live-action" com o Igor fazendo seus programas de TV na sua casa quando ainda era jovem e tinha cabelo (risos). Por falta de equipamentos que ele começou a brincar com a parte de gráfica, o que acabou virando a marca registrada da Cover, e levou a gente até ao "Comédia MTV". Hoje a gente está tentando fazer intercalado: um vídeo “live-action”, um vídeo total em Computação Gráfica. Mas uma coisa não cancela a outra, porque os vídeos em animação possuem locuções e os em “live-action” possuem, às vezes, grandes doses de computação gráfica. O DNA da Cover é a sátira e a paródia à TV, seja em "live-action", seja em vinhetas, seja no Twitter.


S: Como vocês conheceram o elenco de “live-action” da Cover?

D: O “live-action” surgiu sem querer. A gente tinha a ideia de fazer uma sátira ao seriado "As Cariocas", mas não sabíamos como fazer tudo em computação gráfica. Então eu escrevi um roteiro de uma chamada do seriado, mas que exigiria algumas poucas cenas de uma mulher estressada. A princípio, a Leticia Viotti (que faz a Christiane “Peitajo" na Cover), que é minha prima, tinha gostado da ideia, já conhecia a Cover e ia fazer o papel. Mas ao comentar com a Monalisa, que é minha amiga desde a faculdade, ela falou que queria fazer e começou a se programar inteira para o vídeo. Resultado: fizemos o vídeo “As Paulistanas” e em três dias, estávamos na capa do YouTube, com mais de 40 mil acessos... A decisão de fazer mais vídeos “live-action” foi natural. O resto do elenco apareceu de amigos meus que gostaram da ideia e mergulharam de cabeça.


S: Como surgem as ideias? O público ajuda?

D: As ideias surgem dos jeitos mais malucos e possíveis. Desde uma conversa regada a muito refrigerante, ou reuniões no Skype com o Igor. E também com sugestões do pessoal que acompanha a gente.


S: Vocês fazem as vinhetas nas sátiras do Comédia MTV. Como surgiu a parceira ?

D: Nós fizemos a parte gráfica do Comédia MTV , temporada 2011. A história é engraçada. Logo após o vídeo “As Paulistanas”, recebemos muitas mensagens e e-mails de muitas pessoas. Elogiando, xingando, enfim, o vídeo gerou muito retorno. E dentre as várias mensagens no nosso e-mail, tinha um tal de Rafael Queiroga querendo falar com a gente... Querendo adicionar a gente a um programa de mensagens instantâneas. No primeiro momento, eu não liguei o nome à pessoa e ele começou a postar no Twitter dele que ele queria falar com a gente. E apareceram algumas pessoas estranhas falando que o Rafael Queiroga queria falar com a gente. Pensei: “Quem diabos é esse Rafael Queiroga que tá perturbando meio mundo querendo falar com a gente?” Fui pro Google e quebrei a cara! Era o ator e humorista famoso pelo “DeprêShow”(quadro do "Comédia MTV") e diretor do programa na temporada de 2011. Entramos em contato e surgiu o convite de fazermos a parte gráfica do programa. Coisa da qual nos orgulhamos muito, já que o Comédia MTV é um dos melhores programas humorísticos da TV brasileira.


S: E quais são os planos para 2012? Tem algum vídeo satirizando a televisão do sul do brasil nos planos, assim como aconteceu em 2011 com a "RDS TV"?

D: O vídeo da RDS TV (uma sátira à RBS TV) é um dos mais assistidos de todos os tempos. O sul do Brasil tem emissoras de TV que possuem linguagem própria e são conhecidas por sua qualidade e pioneirismo. É uma das poucas regiões que nos atrevemos a fazer piadas com os programas regionais. Em 2012 pretendemos, inclusive, gravar em Florianópolis, já que alguns lugares da Ilha fecham direitinho com a ideia de um roteiro que temos. O ano de 2012 ainda é uma incógnita pra gente, porque ainda não foi confirmado se haverá a terceira temporada do “Comédia MTV”, mas o certo é que continuaremos com os vídeos no YouTube, inclusive, com uma superprodução que estamos preparando desde agosto. Aguardem!


S: No começo, o Igor fazia questão de propagar a ideia da Salt Cover. Porém, atualmente com as tecnologias acessíveis, muitos usuários se arriscam e fazem vídeos com o nome da Cover. A maioria diz que é homenagem, porém sabemos que vocês são contra esses vídeos agora. Por quê?

D: A Salt Cover começou com um hobby e eu mesmo fui dos que fazia vídeo com o nome da Cover. Era uma brincadeira divertida, e várias pessoas faziam aquilo. Só que em 2010, as coisas mudaram a partir do momento em que passamos a ser canal parceiro do YouTube e a Salt Cover passou a ter custos de produção, sobretudo nos vídeos “live-action”. No início de 2011, reparamos que estava difícil divulgar o canal na internet, pois ao procurarem os vídeos as pessoas se deparavam com vários conteúdos de qualidade duvidosa usando nosso nome. A partir do momento que a Salt Cover passa a ter um site, gasta com figurino, cenários, equipamentos, se torna injusto que terceiros retirem o – pouco – faturamento que temos com o programa de parcerias e/ou com a nossa divulgação. Desde então, pedimos para que os fãs da Cover que gostam de fazer seus próprios vídeos deixem bem claro que são "fan-made" ou homenagens ao canal principal. Não somos contra os vídeos do pessoal, só queremos divulgar nosso trabalho de um jeito que a Salt Cover possa crescer e ter mais qualidade sempre. E, complementando, um exemplo foi o que aconteceu com o vídeo “Que Loucura Passa Aqui”, que até o momento, foi o vídeo em que gastamos mais dinheiro. O vídeo foi negado no programa de publicidade do YouTube, pois o site não pode identificar qual vídeo era o "original", se o que tínhamos postado na nossa conta ou o que alguns fãs postaram na conta deles. Você pode imaginar a nossa frustração...


S: Uma vez, sem querer, o logotipo da Cover apareceu no "Jornal Hoje", da TV Globo. Além da MTV, as outras emissoras de TV já (re)conhecem o trabalho da Cover?

D: O logo da Cover já apareceu no "Fantástico" e no "Jornal da Globo" também. Parece que alguém dentro da Globo gosta da gente e coloca nosso logo como mensagem subliminar ou homenagem. Achamos bem engraçado quando isso acontece. Fora da Globo e da MTV, não temos conhecimento de alguém que tenha conhecido nosso trabalho. Só um colega, que trabalha na ESPN Brasil, que disse que mostrou o vídeo Liga dos Campeões da Galáxia lá e a galera curtiu...


S: Vocês podem nos adiantar as novidades do próximo vídeo?

D: Teremos no primeiro semestre um vídeo inteiro contando uma história que aconteceu numa das nossas afiliadas. É a nossa primeira esquete e também nossa maior produção. Com certeza, os fãs da Cover vão adorar e aqueles que gostam de TV e se interessam pelo assunto também!


S: No que está sendo investido o retorno financeiro dos vídeos no YouTube?

D: O dinheiro que ganhamos com a parceira com a MTV e com o Google foi todo reinvestido nos nossos vídeos, sobretudo em fantasias e figurino e em novos equipamentos. E teremos vídeos em Full HD a partir de janeiro.


S: Todos que acompanham os vídeos da Cover sabem da qualidade gráfica presente em todos os vídeos. Afinal, qual é o segredo da Cover?

D: Todos sabem, “os segredos da Cover, permanecem na Cover!

Continue lendo os especiais de fim de ano em SulBRTV! E você que ainda não conhecia a Cover, acesse:
Imagens alusivas à Salt Cover são propriedade da Salt Cover e seus idealizadores.
Produção e edição : Giorgio Guedin. Colaboraram Dilermando Dias e Micael Silva.

Compartilhe:

2 comentários:

Dilermando Dias disse...

Muito boa a entrevista, Giorgio! Logo mais tem outro especial no YouTube.

Anônimo disse...

gosto muito da cover, mas detesto esses liveaction