quarta-feira, 27 de outubro de 2010

RPC agora é GRPcom: Novo nome, mesmos valores.

Maior rede de comunicação do estado muda sua marca e dá aos jornais e emissoras de rádio e tevê o “sobrenome” Grupo Paranaense de Comunicação.
Publicado por Cinthia Scheffer, da Gazeta do Povo.
Guilherme Döring Cunha Pereira, vice-presidente do Grupo Paranaense de Comunicação, o GRPcom.

A Rede Paranaense de Comunicação (RPC) tem novo nome e nova marca. A partir de domingo, leitores, espectadores, anunciantes, clientes e toda a população do estado vão conhecer o Grupo Paranaense de Comunicação (grpcom), novo nome da maior corporação do setor no Paraná e uma das maiores do país. A mudança dá aos jornais Gazeta do Povo, Jornal de Londrina e Gazeta Ma ringá, às rádios 98 FM e Mundo Livre, e às oito emissoras RPC TV um novo “sobrenome”. Mas ele nasce com os valores, atributos e princípios que se consolidaram ao longo da história dos veículos.

“Essa mudança de marca não significa uma mudança de identidade. Ao contrário, en con tramos um caminho que atende a todos os nossos veículos e que fortalece a conexão da empresa com seus públicos interno e externo”, diz o vice-pre sidente do grpcom, Gui lherme Döring Cunha Pereira. Na avaliação do executivo, a consolidação de um grupo forte protege a independência editorial de cada um dos veículos e também fortalece cada uma das marcas que formam o grupo.

Na apresentação da nova marca aos gestores de todas as empresas, o vice-presidente destacou ainda que a mudança pretende fortalecer o grupo além das fronteiras do Paraná na busca por novas parcerias e oportunidades de negócios. “O Paraná tem ainda um grande potencial de crescimento para nós, mas também já identificamos dezenas de oportunidades fora do estado. O perfil do grupo tem nos tornado muito atraente para parcerias com outras grandes empresas nacionais, por exemplo”, diz Cunha Pereira. “Estamos bem agressivos na busca dessas oportunidades”, acrescenta.

Por que mudar?

A decisão sobre a mudança do nome e do logotipo da antiga RPC foi tomada há pouco mais de dois anos, em julho de 2008, durante a elaboração do planejamento estratégico da empresa para os próximos anos. Os estudos para a criação do grpcom começaram no ano passado e envolveram, além da equipe interna de marketing, duas das mais renomadas agências de branding do país – a Branding Analytics e a G8 Design. Esta última foi a responsável pela criação da nova logomarca, que simboliza a convergência e compartilhamento de informações, ideias, opiniões e diversão, e ressalta todas as plataformas de atuação do grupo. Todo o estudo caminhou no sentido de encontrar um nome e uma marca que traduzissem o posicionamento de ser um grupo com “compromisso inovador para o desenvolvimento humano e social”, explica o vice-presidente.

A mudança também resolve os problemas causados pela forte associação do antigo nome apenas com a RPC TV, e não com os demais veículos que compõem o grupo. As diversas pesquisas realizadas pela empresa mostraram que havia uma confusão entre as marcas tanto para o público interno quanto para o externo.

RPC TV

A nova arquitetura de marca do grpcom inclui também a criação de uma identidade única para as oito emissoras com a repaginação da atual logomarca. A partir de 29 de novembro, todas elas passarão a se chamar apenas RPC TV. Os traços da nova logomarca foram arredondados e ganharam formas mais orgânicas e harmônicas, o que permite um melhor rendimento no vídeo.

Aguardem as novidades...

4 comentários:

Anônimo disse...

Estúdio da RBS TV Chapecó está em reformas desde ontem.

Anônimo disse...

Que horror, quanta espinha na cara do cara

Marcal disse...

RPC querendo copiar a RBS em tudo né? rsrsss

Anônimo disse...

Verdade que a RBS comprou/irá comprar os jornais da RPC? Sempre houve rumores, mas eles andam mais fortes...