sexta-feira, 10 de julho de 2009

RBS a favor da queda do diploma para jornalista

O Grupo RBS afirma que a queda do diploma para jornalista encerrou "uma reserva de mercado que restringia a livre expressão". Mesmo assim, em nota ao portal Coletiva.net, a assessoria de imprensa diz que a empresa vai seguir "valorizando as contratações de profissionais com formação superior em jornalismo”.

De acordo com o texto enviado ao portal, a RBS entende que “diferentemente do que se possa crer à primeira vista, o fim do diploma só faz crescer a responsabilidade das escolas de comunicação com a qualidade do ensino de jornalismo e com a necessidade de se formar profissionais com alta qualificação” e finaliza declarando que “em um mercado crescentemente competitivo, que se transforma e evolui, a identificação dos melhores profissionais formados pelas melhores escolas é fundamental. Por isso, os veículos do grupo, que já contam com rigorosos processos de seleção de jornalistas, seguirão em busca daqueles profissionais capazes de produzir e levar aos nossos públicos a melhor oferta de informação e entretenimento possível”.

O fim da obrigatoriedade de diploma para exercer a função de jornalista se deu em 17 de junho deste ano, por decisão do Supremo Tribunal Federal.

O blog SulBRTV iniciou há algumas semanas, uma enquete sobre este assunto. Até as 16h55min de hoje, 66% dos participantes se declararam contra a cassação, 19% indiferentes à decisão e 14% a favor. Ainda restam 12 dias para o fim da enquete, que está na coluna direita desta página. Deixe sua opinião!

Caso TV Urbana

Na última segunda-feira, como foi informado em SulBRTV, o jornal Zero Hora não publicou a programação da emissora (nem o nome do canal apareceu na página de Televisão). Desde terça-feira, o nome do canal aparece, mas ainda consta como "TV Cristal". No lugar da grade de programação, um aviso: "Até a impressão do Segundo Caderno, a emissora não havia disponibilizado a programação".

O blog SulBRTV confirmou no último dia 6, a mudança do nome do canal para TV Urbana.

Fonte: Coletiva.net e Zero Hora / Foto do Grupo RBS: Dilermando Dias (ver licença).

Nenhum comentário: