segunda-feira, 23 de março de 2009

Telejornais locais de Pelotas (parte 3)

Dilermando Dias

Para quem gosta de números, uma interessante curiosidade: meu vídeo de número 400 foi a nova vinheta da TV Nativa de Pelotas (poderia ter sido a vinheta anterior a esta se não tivesse me esquecido de liberar também a nova vinheta do Jornal da Nativa). Fico feliz em alcançar esta marca num momento em que a conta diler2006 se encontra em 47º lugar na lista dos canais mais acessados da semana no Brasil. Tudo isso não aconteceria se o público não gostasse do material que venho disponibilizando desde dezembro de 2006 no YouTube. Obrigado a todos!

Continuando a série sobre telejornais locais de Pelotas, postei hoje o primeiro bloco da edição de 5 de janeiro de 2009 do Jornal da Nativa. Estranhou-me que, embora a rede, vinhetas, e a logomarca tenham mudado, os estúdios continuaram os mesmos. Espero que isso também mude em breve (e farei questão de gravar e fazer um resumo do novo Jornal da Nativa).

A TV Nativa existe desde 2004 (tenho alguns vídeos da época em que a emissora funcionava em caráter experimental e pretendo disponibilizá-los em breve). Assisti ao Jornal da Nativa e ao Nativa Esportes pela primeira vez em 2008, quando a emissora ainda era afiliada ao SBT. É sobre essa troca de redes que vou falar agora.

Todas as mudanças que ocorreram na televisão pelotense em 2008 são decorrentes da atividade do Grupo Record no Rio Grande do Sul. Como disse no último post, houve uma divergência entre a Rede Record e a Rede Pampa, o que fez com que a emissora de Otávio Gadret decidisse por terminar o contrato com a rede de Edir Macedo. Assim, a Record ficaria sem sinal em grande parte do estado, incluindo Pelotas. A única alternativa para a rede era iniciar uma afiliação com a TV Nativa, que opera no canal 18 da cidade. E isso foi feito. Em junho de 2008, a TV Nativa deixou de transmitir o SBT e passou a retransmitir a Record News, o que gerou certa reprovação pela população pelotense. Em 14 de julho de 2008, quando terminou o contrato com a Pampa, a TV Nativa pôde transmitir o sinal da Rede Record. O SBT passou a ser retransmitido para a região através do canal 16, que repete a programação do SBT Porto Alegre.

Não gosto muito da Rede Record, preferia que o sinal da Record RS fosse retransmitido pelo canal 16 e que a TV Nativa continuasse afiliada ao SBT, até porque o SBT, há muito tempo, é vice-líder de audiência no estado, o que seria bom para a TV Nativa.

De qualquer forma, embora não goste da rede, gosto muito da emissora, e desejo sucesso ao Sr. Claudionei Haubman, diretor comercial da TV Nativa, uma ótima pessoa com quem já tive a oportunidade de conversar.

Também gostaria de agradecer à RBS TV Pelotas, que me deixou conhecer os estúdios e a equipe da emissora, além das instalações da Rádio Atlântida de Pelotas, e também à equipe da TV Pampa Sul, que me explicou muito bem como funciona a emissora e que até me deu um presente, que está guardado em casa.

Assista ao primeiro bloco do Jornal da Nativa. O telejornal é apresentado por Evelyn Bastos.


Parabéns, Florianópolis, pelos seus 283 anos!

Texto por Dilermando Dias. Imagens: Reproduções de TV (TV Nativa)

Nenhum comentário: