sexta-feira, 6 de novembro de 2009

RBS TV SC garante Campeonato Catarinense até 2012

Neste ano de 2009, em que a RIC Record - protegida pela Rede Record de São Paulo- conquistou com exclusividade em televisão aberta os direitos do campeonato catarinense, que na realidade já constava no contrato de 3 anos(2007-2009) com a Federação Catarinense de Futebol, porém a RBS alegou quebra de contrato, já que certos jogos eram passados em localidades em que o mesmo era realizado - e de fato isso, em termos, acontecia. A exibição de certos jogos eram cortados com o jogo em andamento e em 2007, primeiro ano de transmissão da RIC (ainda como Record SC) passavam alguns jogos na íntegra, sem o corte.

A disputa judicial foi até, em termos futebolísticos, aos 49 do segundo tempo. No sábado, um dia antes de iniciar as transmissões em televisão aberta, à noite a RIC Record conseguiu, em última instância, os direitos de transmissão. Isso pesou e muito para a imagem da RBS TV, que vinha anunciando frequentemente que iria transmitir o campeonato deste ano. Com a "perda" dos direitos, a RBS encheu de publicidade no campeonato catarinense com promoções e até o nome da taça "RBS 30 ANOS". Isso gerou um clima de instabilidade entre a FCF e a RIC Record. A aproximação entre a RBS e a Federação - leia-se Delfim de Pádua Peixoto Filho, presidente da FCF - no meio do processo judicial até hoje não foi bem explicada. Delfim falava com frequencia que o campeonato seria transmitido pela RBS TV.

Passado o tumulto, a RBS TV, naturalmente, conquistou os direitos de transmissão até 2012. Em seus telejornais, a emissora afirma que a qualidade será impecável e que fará investimentos na cobertura do campeonato. O fato é que a RIC Record, apesar de o sinal de TV aberta ser muito oscilante, tinha uma excelente qualidade de transmissão com diversas câmeras e microfones. Até as gruas, aquelas câmeras que ficam atrás dos gols "voando", a RIC Record proporcionava aos telespectadores, porém quem realizava a transmisção era a PMG, uma empresa sem vínculos televisivos, especializada em transmissões ao vivo de grandes eventos . Vamos ver se realmente a RBS terá uma transmissão como teve a Record nesses últimos 3 anos. A RBS tem sua própria estrutura de transmissão. A principal falha da RIC Record foi a concentração em transmitir jogos das equipes da capital catarinense - Avaí e Figueirense. Raramente era transmitido outro jogo sem a participação da dupla da capital. A RBS sempre foi um pouco mais democrática, mostrando mais jogos do interior.

Em televisão fechada, o campeonato catarinense continuará sendo transmitido pelo Premiere/Sportv - empresa ligada à GloboSat. A RBS TV e a TVBV realizavam as transmissões dos jogos(suporte em equipamentos e equipe técnica. Narradores, comentaristas e repórteres sempre ligados à RBS.) Resta saber como será transmitidos os jogos em tv fechada, já que a RBS TV, tendo apenas um caminhão de transmissão, passará a transmitir os jogos em televisão aberta. Certamente irão contratar uma empresa especializada em transmissões, alem da própria RBS e da TVBV, ou os investimentos anunciados pela RBS TV, talvez, sejam para essa área.

O campeonato começará em 17 de janeiro de 2010 com término em maio. O primeiro jogo televisionado pela TV aberta deverá ser, provavelmente, Joinville X Criciúma.

Com informações do ClicRBS.

Nenhum comentário: