sexta-feira, 2 de agosto de 2019

RBS TV: "Jornal do Almoço" sofre reformulação

Com o propósito inicial, lançado pelo seu novo slogan “Bem pra ti”, a RBS TV, nesta semana, passou a divulgar os novos projetos que formarão uma nova fase no telejornalismo, por meio da campanha. A primeira mudança anunciada pela afiliada gaúcha da TV Globo, começa no tradicional Jornal do Almoço, exibido de segunda a sábado, às 11h45min. O novo momento, porém, também ocasionou demissão de funcionários, alguns com muitos anos de experiência.

De acordo com o Grupo RBS, o “novo” Jornal do Almoço, contará com um investimento de R$ 60 milhões para cenários e novos equipamentos, com o propósito de fortalecer e aproximar a conexão da emissora com os gaúchos. Dentro deste investimento está a transmissão da programação local em alta definição em todas as emissoras da afiliada da Rede Globo no estado gaúcho. Atualmente, apenas Porto Alegre e Caxias do Sul possuem produção 100% HD.

O interior gaúcho mais próximo 

O novo "Jornal do Almoço" vai contar com repórteres espalhados no interior gaúcho, fortalecendo a participação e prestação de serviços dos locais, onde não há alcance de cobertura da emissora. As cidades contempladas são: Santana do Livramento, Ijuí, Alegrete, cidades que já tiveram sucursais (escritórios) da emissora e que foram desativadas, além de Bento Gonçalves e Novo Hamburgo. Até o dia da reestreia do jornalístico, Bruna Colossi, que apresenta a previsão do tempo no JA, irá percorrer várias cidades gaúchas, em uma caravana, que terá como objetivo a busca de conteúdo hiperlocal, reforçando a conexão do programa com as comunidades. 

SulBRTV apurou, no entanto, que em localidades onde não há emissora não haverá sucursal, como antigamente. A ideia é contar com repórteres "abelhinhas", jargão no jornalismo que designa jornalista que é repórter e câmera ao mesmo tempo.

De acordo com o Portal Coletiva.net, a mudança também beneficiará blocos locais que passarão a contar com mais tempo de duração, passando a ter 20 minutos, com a exceção de Santa Cruz do Sul, que terá apenas 8 minutos.

Cristina Ranzolin dividirá bancada 

Ainda segundo o coletiva.net, em entrevista com Andiara Petterle, vice-presidente de Produto e Operações do Grupo RBS, o novo Jornal do Almoço passará a ter novos apresentadores, que durante o programa, dividirão bancada com a atual âncora do jornalístico, Cristina Ranzolin. Seria uma espécie de retorno ao padrão em que o Jornal do Almoço se consolidou por vários anos, especialistas e profissionais noticiando fatos com debate e opinião, sendo tal formato, extinto em meados dos anos 2000, se adequando aos formatos padrões dos jornalísticos locais da TV Globo. 

A maior diferença do formato já usado na época com o atual, é que seguirá inspiração aos programas da Globo News, que além dos apresentadores presentes, contará com equipamentos tecnológicos, telões interativos com acesso a conteúdos e em rede com repórteres que estarão espalhados em vários pontos do estado, fortalecendo a interação do JA com as comunidades e o interior, dando ênfase ao novo posicionamento de marca do canal.

As novidades poderão ser acompanhadas a partir de 19 de agosto. Até o dia do novo JA, o programa não será transmitido no estúdio.

Mudanças de um lado, reestrutura de outro 

De acordo com informações do portal Making Of, o Grupo RBS demitiu profissionais no mesmo dia que anunciou os investimentos. Entre eles, está a editora do RBS Notícias, Ana Rita Assumpção; o coordenador do núcleo Globo, Anderson Vargas, que estava na empresa havia 19 anos, e o cinegrafista Chico Baze. A repórter cultural Carol Anchieta também foi dispensada e a repórter Dayanne Rodrigues pediu para sair para fazer mestrado em Portugal. SulBRTV também apurou que houve demissões no interior, atingindo repórteres e cinegrafistas. 

Fotos: Grupo RBS / Divulgação - Globo News / Reprodução

6 comentários:

  1. Apresentadora dividindo bancada com comentarista. A RBS TV copiando NSC TV.

    ResponderExcluir
  2. Até que enfim a RBSTV resolveu atualizar seus telejornais,já era notório a falta de investimentos e a desatualização dos fatos.

    ResponderExcluir
  3. Um comentário falou em cópia da NSC TV. Na verdade, as afiliadas são diferentes, mas elas gazem congressos para discutir ações feitas em cada estado. Daí podem surgir coisas semelhantes.

    ResponderExcluir
  4. Sim. A RBS vai imitar a NSC TV. Visitaram tvs do mundo todo em busca de inspiração para o novo Jornal do Almoço e vão imitar a limitada NSC TV. Menos, por favor!

    ResponderExcluir
  5. Só pra constar ao amigo aí do comentário de cima, NSC TV só mudou o nome e slogan no mais continua RBS TV, ainda mais, Parisotto sendo gaúcho e um sócio majoritário. 60 anos de histórias e o amigo comparando a recém reformulada emissora com o Grupo RBS. #Amadores kkk

    ResponderExcluir
  6. Já tem spoiler do novo cenário no site da Zero Hora e nos perfis oficiais da RBS TV

    ResponderExcluir

Evite comentar assunto que não tem relação com o post.
Qualquer pessoa física, incluindo em modo de anonimato, poderá discutir e comentar assuntos aqui tratados no Blog. SulBRTV se reserva no direito de excluir/revisar quaisquer tipo de comentários que não se encaixam nas normas de boa conduta ou que sejam propagandas, spams, etc. SulBRTV também não se responsabiliza por erros ortográficos nos comentários e pela veracidade dos mesmos. Outras informações em "Termos de Utilização".