sábado, 2 de junho de 2018

RS: Fundação Piratini encerra suas atividades

Desde 1974 no ar, a Fundação Piratini encerra suas atividades devido ao pacote de contenção de gastos para enxugar a máquina pública. O órgão detentor da TV Educativa do Rio Grande do Sul (TVE RS) e FM Cultura 107,7 foi extinto com as demais fundações pertencentes ao governo gaúcho que estavam junto ao pacote promovido pelo governo Sartori.

A Fundação Cultural Piratini - Rádio e Televisão, estava em atividade desde março de 1974 e foi um grande marco na comunicação gaúcha. Grandes nomes como Tânia Carvalho, Tatata Pimentel, José Antônio Daudt, Vera Armando e Clóvis Duarte deixaram sua marca na fundação, por meio da TVE RS.

A TVE RS teve sempre uma programação voltada à cultura e à busca pelo conhecimento, através de programas educacionais, assim como seu jornalismo e seus especiais, que enalteceram o turismo e a tradição. Foi afiliada à TV Cultura de São Paulo e também já retransmitiu conteúdo da TV Educativa do Rio de Janeiro. Atualmente, estava em afiliação à TV Brasil. No início dos anos 2000, se integrou à Rede Pública de Televisão, que unia todas as emissoras educativas do país em cadeia nacional, transmitindo uma programação conjunta, com atrações dos diversos canais interligados à rede.

A emissora ficava nas antigas instalações da também extinta TV Piratini. Programas como Radar, Galpão Nativo, Pandorga, 7 no ar e Mãos à Obra foram um marco na programação da estatal, garantindo sempre boa audiência.

Em 1989, a Fundação Piratini ganhava força com a inauguração da FM Cultura 107,7, que era dedicada aos seguimentos MPB, jazz, pop e música clássica, além de promover cultura e informação durante seu tempo em atividade. Assim como a TV, a rádio também será desativada.
Na última quarta-feira (30), foi publicado o decreto nº 54.089, que visa o processo de extinção no Diário Oficial do estado, assinado pelo governador José Ivo Sartori.

Para entender os motivos

Em dezembro de 2016, foi aprovado na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o Plano de Modernização do Estado (PME), criado pela gestão Sartori, para conter os gastos do governo e aliviar os cofres do estado. Neste plano, a extinção da Fundação Piratini foi um dos alvos, demitindo mais de 50 servidores e realocando os 165 funcionários em caráter de concurso público para outros setores do governo. A programação da TVE RS seguirá até 4 de junho, apenas retransmitindo a programação da TV Brasil. A rádio FM Cultura seguirá com programas gravados.

A TVE RS deixa um histórico de 45 anos dedicados à educação, cultura e lazer, assim como seu jornalismo que também foi referência no Rio Grande do Sul.

Foto: Dilermando Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Evite comentar assunto que não tem relação com o post.
Qualquer pessoa física, incluindo em modo de anonimato, poderá discutir e comentar assuntos aqui tratados no Blog. SulBRTV se reserva no direito de excluir/revisar quaisquer tipo de comentários que não se encaixam nas normas de boa conduta ou que sejam propagandas, spams, etc. SulBRTV também não se responsabiliza por erros ortográficos nos comentários e pela veracidade dos mesmos. Outras informações em "Termos de Utilização".