quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Em medida inédita, NSC Notícias tem duração expandida

Os telespectadores do NSC Notícias, o jornal que ocupa a faixa local noturna na TV Globo em Santa Catarina, podem não ter percebido, mas desde a última segunda-feira (23), estão assistindo a uma versão maior do jornalístico, se comparado ao resto do Brasil. A medida está em testes e é inédita entre as emissoras próprias e afiliadas da Globo. 

Segundo fontes ouvidas por SulBRTV, a medida atende a um pedido da equipe da emissora catarinense: contextualizar mais os assuntos abordados, uma das propostas iniciais do novo jornal. Hoje, por exemplo, teve uma breve análise política, em forma de entrevista, ao vivo no estúdio, com um repórter do impresso "Diário Catarinense". O noticiário político “fervendo” em Brasília também colaborou com a solicitação. Quando o Jornal Nacional está maior, por exemplo, a primeira “vítima” é a duração do Praça TV 2 (nome genérico do jornal local da Globo), tornando impossível o cumprimento da proposta inicial. 

Para que a programação nacional da TV Globo não seja afetada, alguns ajustes tiveram que ser realizados. Em Santa Catarina, Malhação e Tempo de Amar estão sendo exibidas antes. A “manobra” acontece no primeiro intervalo comercial da novela adolescente. Excluem-se os comerciais sem retorno financeiro, os chamados “calhais”, como Som Livre, G1, por exemplo, das duas atrações. O tempo ganho é em torno de cinco minutos. Nesta quinta-feira, por exemplo, foram quatro minutos e 25 segundos. Pode parecer pouco, mas é praticamente um bloco a mais, se considerar o padrão para o Praça TV 2. Mas o NSC Notícias continua com três blocos, só que maiores. 

A NSC foi autorizada pela TV Globo a fazer o projeto piloto e os testes vão durar 30 dias. Após o experimento, a medida pode ser efetivada ou voltar como era antes: um jornal com cerca de 15 minutos, como acontece atualmente no resto do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Evite comentar assunto que não tem relação com o post.
Qualquer pessoa física, incluindo em modo de anonimato, poderá discutir e comentar assuntos aqui tratados no Blog. SulBRTV se reserva no direito de excluir/revisar quaisquer tipo de comentários que não se encaixam nas normas de boa conduta ou que sejam propagandas, spams, etc. SulBRTV também não se responsabiliza por erros ortográficos nos comentários e pela veracidade dos mesmos. Outras informações em "Termos de Utilização".