
Primeiro de setembro é considerado um marco na comunicação catarinense. Há exatos 15 anos, era extinta o primeiro - e até hoje - o único grupo de comunicação genuinamente catarinense de integração regional era extinto. A Rede de Comunicação Eldorado - RCE estava à cargo de Manoel Dilor de Freitas, filho de Diomício Freitas, fundador do grupo e influente empresário e político do sul catarinense.
A RCE era uma rede de TV composta pela TV Cultura - Florianópolis, TV Eldorado - Criciúma, TV Vale do Itajaí - Itajaí e TV Xanxerê - Xanxerê, que cobria todo o território catarinense. A principal característica da programação era o enfoque regional. Em o1.09.1995, foi marcado pelo fim da RCE - Rede de Comunicações Eldorado. Nesta data, houve a divisão das emissoras de TV do grupo. A TV Eldorado foi vendida para a RBS TV e atualmente é a RBS TV Criciúma. Já a TV Vale do Itajaí, é atualmente a RIC Record Itajaí, a TV Cultura, atual Record News Santa Catarina e a TV Xanxerê, atual RIC Record Xanxerê. A Rede transmitia o sinal da Bandeirantes na década de 80, e na década de 90 transmitia o sinal da Rede OM, atual CNT.
Confira a vinheta da RCE no ano de 89
15 anos da RBS TV Criciúma é passado em branco
A primeira e única emissora de grande porte do sul catarinense, infelizmente, não costuma comemorar datas. E com os 15 anos da emissora, não foi diferente. Na edição de hoje do Jornal do Almoço a data nem foi mencionada. A única comemoração da emissora foi em 2003, quando o sul catarinense comemorava 25 anos de TV Eldorado, no projeto "25 anos de tv no sul do estado, 8 anos de RBS TV Criciúma". A emissora disponibiliza o sinal para mais de 40 municípios, possui uma sucursal em Tubarão. A emissora produz seu Jornal do Almoço e um bloco local do RBS Notícias. Viviane Ândres é a coordenadora de jornalismo na emissora.
Atualização de post (2.09.2010 - às 16h30)
Confira um vídeo da campanha 25 anos de TV no sul do estado.
No início é perceptivel uma das vinhetas da TV Eldorado, com imagens da sede da emissora.
tens os outros vídeos desta série especial dos 25 anos?
ResponderExcluirPow, Rafael
ResponderExcluirVocê que trabalhou na RBS conseguiria o material bem mais fácil que a gente e postava pra gente.
Valeu pela audiência.